GATO DE BOTAS DA MÃE

Ela costuma fazer travessas grandes que são disputadas quase no tapa pela família toda. É uma receita muito simples, à base de banana comprida (também chamada da terra ou pacovã) e alguns complementos. Nada mais gostoso com uma caneca de café quentinho. Você pode tentar fazer com a banana prata, mas o sabor é diferente. De qualquer forma, aproveite!

INGREDIENTES:

Banana comprida frita que dê para fazer várias camadas em um pirex (usei 07 médias)
05 ovos (para um pirex médio, aproximadamente)
03 ou 04 colheres de sopa de açúcar (ou mais, se achar necessário) para as gemas e mais 05 colheres e gotas de limão para as claras
Canela a gosto
Manteiga quanto baste
01 caixinha de creme de leite (aproximadamente, pode precisar um pouco mais)
Queijo ralado quanto baste (uso parmesão ralado na hora)
01 pitada de sal
óleo para fritura

 MODO DE PREPARO:

Corte cada banana em duas e depois fatie no sentido do comprimento. Ao final, coloque uma pitadinha de sal e espalhe por todas elas (só uma pitada).  Frite a banana no óleo e deixe escorrer.  Reserve. Forre um pirex com manteiga. À parte, bata as gemas de ovo com o açúcar (não precisa bater demais, vai ficar um caldinho) e acrescente a canela. Arrume a primeira camada de  bananas no pirex, pincele com manteiga e coloque a gema batida com açúcar e canela, fazendo uma camada fininha. Depois, acrescente o creme de leite e o queijo ralado, até finalizarem as camadas e encher o pirex. Na última, cubra com  as claras em neve batidas com açúcar como para suspiro e umas gotas de limão (se desejar). Coloque no forno para dourar. Sirva ainda morna ou mesmo gelada, é uma delícia! A minha quase queimou e por isso ficou um pouquinho mais seca, mas é só ficar de olho no forno. 

Da Redação