SALTENHAS


Típicas dos países andinos, as saltenhas são uma espécie de pastéis feitos no forno. Podem ser recheadas com carnes bovina, de frangos ou qualquer outra de sua preferência, desde que preparadas com bastante complementos, dentre os quais uvas passas. Delícia, não é? Uma ótima sugestão para lanches em casa com a família e amigos.
Nos tempos de escola, embora pouco comuns no Brasil, eram as minhas favoritos da lanchonete. Mantida por uma senhora que era boliviana, claro. Vamos então à receita?

INGREDIENTES DA MASSA

2 1/2 xícara de farinha de trigo
3/4 de água morna
1/4 de xícara de manteiga
1 colher (chá) de sal
1 gema para pincelar

Ingredientes do Recheio
1 1/4 de xícara de cebola picadinha
1/3 de xícara de uva-passas pretas sem sementes
1/4 de xícara de água
3 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de cominho em pó
1/2 colher (chá) de pimenta dedo de moça picada
400 g de carne moída
16 azeitonas verdes sem caroços picadas
2 ovos cozidos e picados
Sal e pimenta-do-reino a gosto

PREPARO DA MASSA

Misture a farinha, a manteiga e o sal com a ponta dos dedos. Faça uam depressão no centro e acrescente a água. Misture até obter uma massa lisa. Embrulhe com filme plástico e reserve por 10 minutos. Abra sobre uma superfície polvilhada com farinha numa espessura fina.
Deixe secar por 10 minutos. Recorte círculos do tamanho desejado.

Preparo do Recheio
Frite a cebola na manteiga em fogo baixo até ficar macia. Junte a carne e o cominho, sal, pimenta-do-reino e a dedo de moça, as passas e as azeitonas. Cozinhe, mexendo, até a carne ficar macia e dourada. Junte a farinha e misture. Ponha a água e mexa até engrossar nesse momento retire do fogo e acrescente os ovos cozidos e picado. Deixe esfriar.

Montagem das saltenhas
Aqueça o forno em temperatura alta. Para rechear a saltenha, coloque um pouco do recheio (isso depende do tamanho do círculo de massa que você cortou). Preencha cada metade de círculo de massa com o recheio. Molhe as beiradas da massa com água e dobre ao meio, como um pastel. Dobre uma pontinha para cima e aperte para grudar. Por cima da parte dobrada, dobre outro pedaço. Faça isso sucessivamente até formar um cordão em todo o arco da saltenha. Pincele com a gema, arrume em pé na assadeira (com o arco para cima) e asse em temperatura alta por 15 minutos ou até dourar.
Fonte: Revista Claudia Cozinha.