BOLO DE CACAU INTEGRAL COM GERGELIM, NOZES E CASTANHA DO PARÁ


Há muito meu marido vinha querendo que eu fizesse outro bolo integral como o que fiz mês passado, e estava nos meus planos fazer-lhe uma surpresa nesse sentido. Como eu não pretendia preparar bolo típico integral, que normalmente leva óleo e fica duro ao final, resolvi criar minha própria receita substituindo o óleo pela manteiga. Aí surgiu um pequeno impasse: em casa só tinha manteiga Becel sem gordura e não apropriada para culinária. Embora já fosse tarde da noite, por volta de vinte e três horas e trinta minutos, convidei-o a ir comigo ao supermercado 24 horas, e ele, todo feliz, topou imediatamente. Resolvido isso, fomos, fizemos as compras e, imaginem quase uma hora da madrugada começamos a preparar o bendito bolo, ele me ajudando é claro.

INGREDIENTES:

2 xícaras de açúcar mascavo
180g de manteiga em tablete em temperatura ambiente,
3 ovos inteiros
1 1/2 colher de chá de baunilha
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 de trigo branca
250 ml leite aos poucos
2 colheres e meia de sopa de cacau puro
2 colheres de sopa de fermento em pó
7 castanhas do Pará
7 metades de nozes cortadas
2 colheres de sopa de gergelim descascado

MODO DE PREPARO:

Peneire 2 xícaras de açúcar mascavo para que fique bem fino e acrescente 
180g de manteiga em tablete em temperatura ambiente, mexendo bem até formar uma mistura homogênea. 
Coloque três ovos inteiros e 1 1/2 colher de chá de baunilha, misturando tudo durante sete minutos. 
Depois, adicione 2 xícaras de farinha de trigo integral e 1 de trigo branca, mexendo sempre, e vá acrescentando o leite aos poucos, num total de 250 ml. 
A seguir, vem 2 colheres e meia de sopa de cacau puro, sem açúcar e peneirado, continuando a mexer enquanto põe 2 colheres de sopa de fermento em pó.
 É o momento, então, de por 7 castanhas do pará e 7 metades de nozes cortadas, para dar um sabor especial e ficar ainda mais saudável. Deixe a massa bem batida .
Unte a forma e despeje a massa. 
Polvilhe 7 metades de nozes cortadas duas colheres de sopa de gergelim descascado. 
Leve ao forno previamente aquecido a 180 graus por 45 minutos, ou até ficar cozido no ponto ideal.  
 O resultado, como vocês podem ver abaixo, foi realmente divino. Só que quando, finalmente, cortamos as fatias do bolo para o deleite gastronômico, já estava bem próximo das duas horas da madrugada.

Uma delícia inigualável! 

A propósito, quem não gostar de bolo integral por alguma razão qualquer, experimente esse que, com certeza, não sentirá o sabor da farinha integral e mudará de opinião. Pelo menos foi o que aconteceu comigo.
Obs: Não bati o bolo na batedeira porque gosto de bater na mão mesmo, mas, quem gostar de fazer na batedeira, não tem problema.