TORTA DE COCO COM ABACAXI


INGREDIENTES
Abacaxi dourado
4 xícaras (chá) de abacaxi picado
6 colheres (sopa) de amido de milho
Cobertura de coco
2 ovos
200 g de coco ralado
200 g de açúcar de confeiteiro
50 g de manteiga derretida
Massa
60 g de açúcar
100 g de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo
200 g de farinha de trigo
1 ovo batido para pincelar
MODO DE PREPARO
Abacaxi dourado
1 - Numa frigideira, em fogo alto, coloque 4 xícaras (chá) de abacaxi picado e vá mexendo até secar (+/- 5 minutos) ou até ficar com uma coloração dourada. Transfira para uma peneira para esfriar e escorrer o excesso de água. Coloque o abacaxi escorrido e frio em uma tigela, junte 6 colheres (sopa) de amido de milho, mexa e reserve.
Cobertura de coco
2 - Coloque numa tigela 2 ovos, 200 g de coco ralado, 200 g de açúcar de confeiteiro e 50 g de manteiga derretida, misture bem e reserve.
Massa
3 - Numa tigela coloque 60 g de açúcar, 100 g de manteiga em temperatura ambiente, 1 ovo, 200 g de farinha de trigo e com as mãos misture bem até formar uma massa homogênea.
Montagem
4 - Com a massa (feita acima) forre o fundo e as laterais de uma fôrma redonda de fundo falso (24 cm de diâmetro). Pincele 1 ovo batido por toda a massa (fundo e laterais), distribua a mistura de abacaxi (reservada) e por cima coloque a cobertura de côco (reservada). Leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180 graus por +/- 50 minutos ou até que a borda da massa esteja dourada e soltando das laterais. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme.

PAEJA CAIPIRA


INGREDIENTES
3 colheres (sopa) de azeite
250 g de bacon cortado em cubos
1/2 kg de lombo cortado em cubos
600 g de coxa e sobrecoxa (3 coxas e 3 sobrecoxas)
250 g de lingüiça calabresa fresca cortada em rodelas
250 g de lingüiça calabresa defumada sem pele e cortada em rodelas
2 cebolas picadas
1 pimenta vermelha picada
8 dentes de alho esmagados com as mãos
4 folhas de louro
250 g de costela defumada cozida ao ponto de desfiar (guarde o caldo do cozimento)
1 litro do caldo do cozimento da costelinha defumada
1 envelope de tempero próprio para Paella (2 g)
3 litros de caldo de frango (3 tabletes de caldo de frango dissolvidos em 3 litros de água)
1/2 pimentão vermelho cortado em cubos médios
1/2 pimentão verde cortado em cubos médios
1/2 pimentão amarelo cortado em cubos médios
400 g de arroz parboilizado
150 g de ervilhas frescas
Para decorar
Tiras de pimentão verde e vermelho
Cheiro verde picado a gosto
Ovos cozidos fatiados
Torresmo a gosto
MODO DE PREPARO
Numa paelleira (panela específica para o preparo de paellas) ou frigideira grande de 32cm de diâmetro coloque 3 colheres (sopa) de azeite.
Doure na sequência, 250 g de bacon cortado em cubos, 1/2 kg de lombo cortado em cubos, 600 g de coxa e sobrecoxa (3 coxas e 3 sobrecoxas), 250 g de linguiça calabresa fresca cortada em rodelas, 250 g de linguiça calabresa defumada sem pele e cortada em rodelas, 2 cebolas picadas, 1 pimenta vermelha picada, 8 dentes de alho esmagados com as mãos, 4 folhas de louro.
Junte 250 g de costela defumada cozida ao ponto de desfiar, 1 litro do caldo do cozimento da costelinha defumada e 1 envelope de tempero próprio para Paella (2 g).
Cozinhe em fogo médio e vá acrescentando aos poucos o caldo de frango (reserve 1 litro para cozer o arroz ) até que as carnes estejam macias.
Junte 1/2 pimentão vermelho cortado em cubos médios, 1/2 pimentão verde cortado em cubos médios, 1/2 pimentão amarelo cortado em cubos médios.
Abra um espaço em forma de cruz e acrescente 400 g de arroz parboilizado e 150 g de ervilhas frescas, sem mexer.
Acrescente o restante do caldo de frango, acerte o sal e cozinhe por +/- 10 minutos (se necessário acrescente mais caldo). Coloque as tiras de pimentão, abafe com papel alumínio por mais 5 minutos.
Acrescente cheiro verde picado a gosto, fatias de ovos e torresmo a gosto. Sirva imediatamente.


PIZZA DE SORVETE


INGREDIENTES
Para a massa
1 kg de farinha de trigo
1/2 litro de água morna
50 g de fermento fresco
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal
8 colheres (sopa) de óleo
Doce de leite para a borda
Para o brigadeiro
1/2 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina
2 colher (sopa) de chocolate
Para a cobertura da pizza
bolas de sorvete do sabor desejado, sendo 1 bola para cada pedaço de pizza
Coberturas de sorvete (de sua preferência)
Castanha moída
Canudos de biscuit
MODO DE PREPARO
Para a massa
Numa vasilha, dissolva o fermento com o açúcar, o óleo e a água morna. Vá acrescentando a farinha, o sal e misture com as mãos até formar uma massa uniforme. Deixe descansar, coberta, por 20 minutos aproximadamente.
Pegue a massa e divida em 6 bolas. Abra com o rolo, sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo. Deixe a massa fina, coloque doce de leite nas bordas.Feche-as e leve para pré-assar em forno quente (280ºC) por cerca de 4 minutos. Retire e cubra a pizza.
Para o brigadeiro
Coloque os ingredientes numa panela. Leve ao fogo por 5 minutos, no máximo, não deixando chegar ao ponto de enrolar. Deixe cremoso para poder espalhar.
Montagem
Passe uma camada de brigadeiro e divida a pizza em 8 pedaços. Coloque uma bola de sorvete sobre cada pedaço, nos sabores desejados: coco, creme, chocolate, flocos, brigadeiro, pistache, etc. Jogue caldas (chocolate e morango) e polvilhe castanha de caju moída. Espetado em cada bola de sorvete, coloque canudos de biscuit.
http://tvg.globo.com/receitas/maisvoce/

ROCAMBOLE DE SOLTEIRO


INGREDIENTES
1 kg de carne moída (patinho, alcatra, coxão mole)
1 pacote de creme de cebola (da marca de sua preferência)
cheiro verde picado a gosto
4 dentes de alho amassados
sal a gosto
1/2 cebola picada
Recheio
300 g de presunto cortado em fatias
300 g de mussarela ralada
1 tomate cortado em rodelas finas
1 lata de milho verde (escorrido)
1 gomo de lingüiça calabresa defumada média cortada em rodelas e frita
2 gomos de palmito em conserva cortados em tirinhas
orégano a vontade
1 colher (sopa rasa) de margarina
MODO DE PREPARO
Num recipiente misture a carne moída com o creme de cebola e amasse bem. Acrescente o cheiro verde, o alho, o sal e a cebola e misture novamente para que todos os ingredientes se incorporem.
Pegue um plástico razoavelmente duro (pode ser saquinho que vem do próprio açougue), coloque a carne sobre esse plástico e espalhe bem com o auxílio de um rolo de macarrão ou rolinho de madeira até ficar com menos de 1 cm de espessura (não deve ficar grosso para não ficar cru).
Depois da carne bem espalhada, vá colocando o recheio: primeiro o presunto, seguido da mussarela ralada. Espalhe as rodelas de tomate, o milho verde, a lingüiça calabresa, o palmito e o orégano.
Com muito cuidado enrole a carne com a ajuda do plástico e depois de bem enrolado, transfira para uma fôrma untada com margarina. Coloque uns pedacinhos de margarina (1 colher de sopa) por cima do rocambole, leve ao forno pré-aquecido a 200º C por cerca de 40 minutos.
Sirva acompanhado de arroz branco e purê de batatas ou salada.

BOLO DE BANANA DE LIQUIDIFICADOR


Este bolo de banana de liquidificador é uma delicia e se desfaz na boca
1 hora
15 porções
 INGREDIENTES
6 a 8 bananas nanicas médias, bem maduras
3 xícaras de chá bem cheias de açúcar
3 xícaras de chá bem cheias de farinha de rosca
1/2 xícara de chá de óleo
3 ovos inteiros
1 colher de café de fermento royal
100 g de uvas passas
2 colheres cheias de canela em pó
1/2 xícara de leite
7 colheres de açúcar
MODO DE PREPARO
Colocar no copo do liquidificador as bananas descascadas e picadas ao meio, os ovos, o óleo e bater bem. Juntar em uma tigela o açúcar e a farinha de rosca, misturar bem. Adicionar o conteúdo do liquidificador e misture bem Juntar as uvas passas à massa
Acrescentar o fermento em pó, mexendo devagar. Colocar a massa em uma assadeira untada com margarina e farinha de rosca. Colocar em forno médio, pré-aquecido, por mais ou menos 30 minutos. Verificar usando um garfo no meio da assadeira, para constatar se está assado ou não. Se o garfo estiver com a massa grudenta, ainda está cru. Ao retirar o bolo do forno, fazer uma calda fria com o leite, canela e açúcar, misturar bem.
Furar todo o bolo com um garfo e jogar a calda

MATAMBRE RECHEADO

O matambre tem seu nome originado do espanhol ´mata hambre´ (mata a fome), pois quando um bovino é abatido a primeira peça de carne que se retira é esta ´manta´ que envolve a costela.
Quando se compra costela, o matambre é a tira de carne de cor rosada que a envolve, e que deve ser preparada separadamente. Pode ser preparada na grelha ou no espeto, cortada em tiras finas e servida como aperitivo para o churrasco. Outro preparo excelente é enrolar o matambre e recheá-lo com legumes, linguiça e ovos.    
INGREDIENTES
1 unidade de matambre bovino de 1 kg.
sal e pimenta do reino a gosto
2 dentes de alho picado
1 unidade de cebola picada
3 colheres de sopa de vinho branco
De véspera, abra o matambre para que fique um bife de espessura uniforme. Depois, esfregue-o em sal, pimenta do reino, alho e cebola.
Borrife-o com o vinho e deixe descansar por 24 horas. De vez em quando, vire a peça de carne, para que o tempero penetre por igual.
Recheio
3 colheres de sopa de óleo
1litro de caldo de carne a gosto
100 gramas de bacon
2 unidades de cebolas
2 unidades de cenoura
1 unidade de paio ou linguiça calabresa defumada
azeitonas verdes a gosto
sal e pimenta do reino a gosto 
MODO DE PREPARO
No dia seguinte, prepare o recheio. Corte o bacon em pedacinhos e as cebolas em rodelas grossas. Raspe as cenouras e corte-as em palitos.
Elimine a pele do paio (ou linguiça) e corte-o em rodelas. Tire o caroço das azeitonas e pique-as. Junte todos os ingredientes do recheio e tempere com sal, pimenta do reino e vinho, misturando bem.
Coloque o matambre aberto sobre a tábua de carne e distribua o recheio por cima, deixando a borda livre. Em seguida, enrole a carne, prendendo a ponta com palitos. Se quiser amarre o enrolado com uma linha grossa, barbante ou fio para amarrar assado de silicone para firmá-lo bem e evitar que o recheio escape.
Aqueça o óleo na panela de pressão e frite a carne, virando-a para que doure por igual. Acrescente caldo suficiente para cobrir a carne, tampe a panela e cozinhe, mantendo o fogo baixo, por cerca de 1 hora.
Retire do fogo, deixe a panela esfriar um pouco e abra-a para verificar o ponto de cozimento. Se a carne ainda não estiver macia, leve-a de volta ao fogo, acrescentando mais caldo ou água sempre que necessário.
Quando atingir o ponto desejado retire a carne da panela e deixe esfriar. Elimine os palitos, o fio usado e corte o enrolado em fatias.  
Lembro-me quando eu era pequena, fazia o recheio da seguinte forma: uma farofa de manteiga com ovos, azeitonas, bacon frito, milho e ameixas. Fica uma delícia também pois da o contraste do salgado com doce. O Recheio fica a gosto, e também no que temos em casa naquele dia, junta tudo que tem um pouquinho na geladeira, faz uma farofa e está pronto o recheio. Criem, usem a imaginação e o seu gosto. 
Fonte:SOS Noivas

SOBREMESA DELICIA


1 hora
10 porções
 INGREDIENTES
l lata de leite condensado
l lata de creme de leite
1 envelope gelatina sem sabor
l lata pêssego picado e escorrido grande
1 lata de ameixa picada e escorrida grande
MODO DE PREPARO
Prepare a gelatina conforme instrução e reserve, misture o creme de leite o leite condensado e junte a gelatina misture as frutas picadas e coloque em forma de bolo inglês forrada com filme plástico cubra e leve a geladeira por 12 horas desenforme e bom apetite.
Fonte:Tvg.globo.com

FRANGO SEM MISTÉRIO


INGREDIENTES
1 kg de peito de frango (cortado em filés finos)
2 pacotes de sopa de cebola (ou creme de cebola) 136 g
1 vidro grande de leite de coco (500 ml)
1 copo de requeijão cremoso (250 g)
1/2 xícara (chá) de vinho branco
2 caixinhas de creme de leite (400g)
2 pimentas dedo de moça sem sementes picadas
2 colheres (sopa) de mostarda clara
50g queijo parmesão ralado
Pimenta do reino moída a gosto
Cebolinha picada a gosto
MODO DE PREPARO
Tempere o peito de frango (cortado em filés finos) com os pacotes de sopa de cebola (ou creme de cebola) e coloque em um refratário untado com azeite.
Em uma tigela misture o leite de coco, o requeijão cremoso, o vinho branco e o creme de leite. Tempere com as pimentas dedo de moça sem sementes picadas, a mostarda clara e pimenta do reino moída a gosto. Despeje sobre os filés de frango e polvilhe com o parmesão.
Leve ao forno a 250º C por 25 minutos. Retire do forno, salpique cebolinha picada a gosto e sirva em seguida.
Fonte:SOS Noivas

BOLO COM GLACÊ DE LIMÃO


INGREDIENTES
2 ovos
1 limão
140 g de farinha de trigo
1 colher de  café de fermento em pó
5 gotas de baunilha
50g de manteiga
80g açúcar confeiteiro
1 pitada de sal
MODO DE PREPARO
Lave e seque o limão. Rale fininho a casca e esprema o suco. Peneire a farinha junto com o fermento. Numa panela pequena, derreta a manteiga e forre com papel manteiga uma forma de bolo inglês com cerca de 20 cm.
Em uma vasilha, coloque os ovos levemente batidos, a casca do limão ralada e uma pitada de sal. Bata o composto por alguns instantes com um batedor de arame, incorpore a farinha peneirada e a manteiga derretida amornada. Adicione as gotas de baunilha e misture até que obtenha uma consistência homogênea. Despeje na forma e asse em forno preaquecido a 200 graus por 7 minutos e depois, por cerca de 35 minutos a 180 graus.
Retire o bolo do forno, desenforme descartando o papel manteiga, e coloque-o para esfriar em uma grade.
Prepare o glacê adicionando o suco peneirado do limão ao açúcar de confeiteiro até a consistência desejada. Cubra o bolo e leve ao forno rapidamente para fixar o glace

BRACCIOLA AO MOLHO DE CERVEJA COM POLENTA CREMOSA


INGREDIENTES
Bracciola:
1kg de ponta de alcatra
Cenoura em tiras (quanto necessário, usei 2 tiras grossas por filé)
1 cerveja preta (malzbier)
1 lata de molho de tomate
1 cebola picada
3 dentes de alho pilados com sal
1 envelope de caldo de carne
Sal, cominho e pimenta do reino a gosto
MODO DE PREPARO
Abre cada filé, tempere com sal e pimenta do reino e recheie com 2 tiras de cenoura, prendendo bem com palitos de dente.
Frite as bracciolas em um fio de óleo e fogo alto, só para selar, e reserve.
Na panela de pressão, frite bem a cebola e o alho, acrescente as bracciolas e os demais ingredientes. Após pegar pressão, conte 30 minutos e desligue o fogo. Quando sair toda a pressão, abra a tampa e apure o molho até reduzir e formar um caldo grosso.
Polenta
Enquanto isso faça a polenta cremosa
2 xícaras de farinha de milho
1 litro de água fervente
2 xícara de água fria
1 caldo de galinha
1 caixa de creme de leite
Parmesão ralado a gosto
MODO DE PREPARO
Em uma panela, ferva o litro d’água com o caldo de galinha.
Misture as 2 xícaras de farinha de milho com as 2 xícaras de água fria e forme uma pasta. Adicione esta pasta à panela com o caldo fervente e mexa bem até engrossar. Conte mais 5 minutos em fogo baixo, mexendo muito bem e com cuidado - pois espirra que é uma beleza - e desligue o fogo.
 Adicione o creme de leite e o parmesão.

PAVÊ DE MARACUJÁ COM CHOCOLATE


INGREDIENTES:
1 1/2 pacote de biscoito de leite (ou q.b. para as camadas)
170 grs de chocolate ao leite picado em quadradinhos
Creme de maracujá
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite (ou 1 lata sem soro)
1/2 xícara de suco de maracujá concentrado (uso o da Parmalat, pois a polpa da fruta não dá a textura certa)
Chantilly
2 caixas de chantimix (deixe na geladeira por umas 2h antes de usar)
4 colher (sopa) açúcar
Geleia de maracujá
1/2 xícara de suco de maracujá concentrado
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
2 col. (sopa) de amido de milho
Polpa de 1/2 maracujá com as sementes
MODO DE PREPARO
1. Faça o creme de maracujá misturando todos os ingredientes em uma vasilha até ficar homogêneo. Reserve na geladeira.
2. Enquanto isso faça a geleia da seguinte forma: dissolva o amido de milho na água e junte com o açúcar e o suco de maracujá numa panela, mexendo bem até dar ponto (fogo baixo). Acrescente a polpa do maracujá, misture bem, apague o fogo e deixe esfriar.
3. Para o chantilly, bata as duas caixas de chantimix (geladas) com as 4 colheres de açúcar até dobrar de volume (velocidade alta por uns 5 minutos, depois velocidade baixa até dar ponto). Reserve na geladeira.

MUFFIN DE LINGUIÇA


INGREDIENTES
1 1/2 copo de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sobremesa de sal (usei de café pois os outros ingredientes são salgados)
2 colheres de queijo parmesão ralado (não usei)
1 xícara de mussarela picada (usei queijo prato)
1 xícara de linguiça picada (fritei bem antes de incorporar)
100 g de margarina derretida (usei 5 colheres de sopa de margarina Qualylight)
1 xícara de leite
2 ovos
MODO DE PREPARO

Misture a farinha com o fermento e reserve.
Em outro recipiente, bata os ovos e adicione a margarina e a linguiça já picada e frita.
Junte o composto à farinha e adicione o leite, mexendo até incorporar.
Despeje em formas de muffin ou em uma assadeira média, levando ao forno por cerca de 35 min ou até dourar no topo.
Caso utilize formas de muffin, coloque massa até 2/3 da capacidade, pois cresce bem e pode derramar

PUDIM SEM FUROS (Receita da Vovó)


INGREDIENTES
5 colheres (sopa) de açúcar
1/2 xícara(chá) de água
3 gemas
1 lata de leite condensado
1 lata (a mesma do leite condensado) de leite integral, mas com um dedo menos
MODO DE PREPARO
Calda
Comece pela calda. Coloque o açúcar numa panela ou frigideira (a vovó prefere esta opção) e leve ao fogo baixo. Misture com uma colher até o açúcar dissolver. Adicione a água aos poucos para que a calda não fique muito grossa. Mas aí, segundo a vovó, vai do gosto de cada um.
Despeje na fôrma do pudim e vire-a até que a calda esteja em quase toda a superfície. Ela deve ser feita primeiro porque precisa esfriar.
Pudim
Bata as gemas delicadamente com um garfo ou fuê (utensílio de metal usado para misturar ingredientes leves manualmente). Não precisa bater muito, só o suficiente para misturar. Lembre-se: quanto menos aerado, melhor.
Acrescente o leite condensado e misture novamente até que fique homogêneo.
Adicione o leite e misture.
Cheque se a calda esfriou. Despeje a massa do pudim na fôrma passando por um coador. É este momento que, segundo a vovó Dadá, faz toda a diferença. Em vez de colocar a massa diretamente na fôrma, despeje-a passando, antes, numa peneirinha de chá ou qualquer coador bem fino.
Cubra a fôrma com papel-alumínio e leve ao forno médio em banho-maria.
Deixa assar por cerca de 45 minutos. O tempo varia de acordo com cada forno. Para checar se está assado fure com uma faca de ponta fina ou palito de dente. Se sair sequinho, está pronto.
Tire do banho-maria com cuidado e espere esfriar.
Mexa um pouco a fôrma para que o pudim se solte e passe uma faquinha nas laterais. Se não soltar direito, coloque a fôrma sobre a chama do fogão, com o fogo baixo. Você verá que ele já se solta um pouco.
Coloque o prato em que vai servi-lo sobre a fôrma e vire-o de uma vez. Está pronto.

CUSCUZ COM CARNE E LEGUMES


INGREDIENTES
500 gramas de cuscuz
1/2 xícara de azeite extravirgem
1 litro de água (aproximadamente)
375 gramas de carne de boi ou de carneiro em pedaços (lombo)
2 cenouras grandes
2 batatas
1 abobrinha
250 gramas de abóbora
150 gramas de cebola
2 a 3 tomates pelados
100 gramas de grão-de-bico já cozido em conserva
½  maço de salsinha
½  colher de chá de pimenta
1 colher de sopa de páprica
½  colher de chá de açafrão marroquino
50 gramas de manteiga
1 colher de manteiga com sal (opcional)
Molho de coentro
Sal a gosto
Óleo de amendoim
Harissa (pasta picante — opcional)
MODO DE PREPARO
Limpe todos os legumes e corte em pedaços grandes. Na parte inferior de uma cuscuzeira, despeje meia xícara de óleo de amendoim, com a carne, a cebola picada, a salsa e todos os temperos; em seguida, cubra com água gelada e sal. Misture tudo e cozinhe em fogo médio, por 30 minutos. Quando os ingredientes começarem a ferver, adicione as cenouras descascadas em fatias grandes, as batatas e tomates. Deixe cozinhar por mais 10 minutos e adicione o grão-de-bico escorrido e a abobrinha descascada em pedaços. Cozinhe todos os legumes.
Em um recipiente grande, molhe o cuscuz com água gelada. Meia hora antes de o molho estar cozido, unte com um pouco de óleo de semente o interior da parte superior da cuscuzeira e junte as duas partes da panela, usando um pano de cozinha ou um saco de nylon, para que o vapor passe através da sêmola.
Nesse ponto, distribua o cuscuz em três fases sucessivas, tomando o cuidado de deixar que o vapor passe constantemente através da sêmola. Amasse-a com um garfo e devolva-a à panela para terminar de cozinhar (15 minutos), seguindo os passos anteriores. Quando a sêmola estiver cozida, coloque-a em uma travessa grande e faça um buraco central para colocar a carne e, ao redor, os legumes. Se preferir, dissolva a harissa em uma tigela com o caldo de cozimento para deixar o tempero mais picante.

LASANHA ROMEU E JULIETA COM QUEIJO E GOIABADA


É fácil e simples de preparar a lasanha Romeu e Julieta do chef Dudu Camargo, do Stravaganze. A receita leva três ingredientes que formam uma união pra lá de feliz. Anote:
Rende: 1 porção
Tempo de preparo: 30 minutos
INGREDIENTES:
120g de queijo coalho
130g de goiabada
100g de requeijão cremoso
Tapioca com molho fudge e recheio de banana flambada
MODO DE PREPARO:
Em uma travessa redonda e pequena, cubra toda a superfície com fatias de goiabada. Em seguida, faça uma camada com o requeijão cremoso. A terceira camada é feita com fatias de queijo coalho. Repita o processo uma vez. Para finalizar, faça mais uma camada com goiabada e termine decorando com o requeijão cremoso. Deixe gratinar no forno por aproximadamente 15 minutos e sirva em seguida.
http://gnt.globo.com

BARRIGA DE PORCO COM VINAGRE DE CARAMELO