TORTA CAPIXABA

INGREDIENTES
7 ovos ( a quantidade de ovos é proporcional ao tamanho do recipiente)
½kg de palmito-doce, tem de ser o doce não pode ser o de conserva de jeito nenhum!
200gr de siri desfiado
200gr de caranguejo desfiado
200gr de camarão
200gr de ostra
200gr de sururu
500gr de bacalhau desfiado
Cebola, azeite, azeitona, limão, coentro, cebolinha verde (a gosto)
MODO DE PREPARO
O Palmito-doce é necessário cozinhá-lo durante cinco minutos, apenas com água. Após o cozimento pegue um pano de prato branco e seque o palmito, o espremendo ate ficar bem sequinho.
Com o bacalhau é preciso retirar todo o sal, cozinhando previamente para depois desfiá-lo.
O siri, o caranguejo, o camarão, a ostra e o sururu, devem ser feitas pequenas moquecas separadamente. Logo após retira-se todo o caldo, deixando-os o mais seco possível.
Prepare um refogado com a cebola, azeite de oliva, azeitona, limão, coentro, cebolinha verde. Em seguida junte com o palmito e leve ao fogo até que desapareça a água e crie certa consistência. Adicione os mariscos ao refogado e novamente mexa até desaparecer a água. Paralelamente faça clara em neve com 6 ovos. Com o refogado seco e a clara em neve pronta, desligue o fogo para o refogado esfriar um pouco. Enquanto esfria, junte a clara em neve. Adicione agora o bacalhau e misture bastante. Coloque tudo em uma panela de barro (caso não tenha uma, use um refratário de cerâmica).Faça uma clara de neve agora com o ovo que sobrou e cubra a torta com ela. Pegue algumas cebolas e algumas azeitonas para decorar a parte superior. Coloque algumas rodelas da cebola e uma azeitona no meio delas (Decoração tradicional). Leve ao forno até que a espuma esteja bem corada.
Rendimento: 6 porções.
Fonte: papo de homem