SPAGUETTI COM MOLHO DE QUEIJOS E ESPINAFRES

INGREDIENTES
250 a 300 gramas de spaguetti ou linguini
3 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
1 pitada de pimenta calabresa (opcional mas uma delicia!)
250 gramas de queijo cottage
½ copo de queijo parmesão (por favor, não use aquele produto que já vem ralado no saquinho!)
½ copo de água ou caldo de legumes
½ copo de folhas de manjericão fresco
200 gramas de folhas de espinafre fresco (aproximadamente 2/3 de um molho)
½ copo de salsinha (opcional)
MODO DE PREPARO
1.       Ponha água numa panela grande para ferver com sal e 1 colher de sopa de azeite. Quando ela estiver fervendo, jogue a massa e ligue o cronômetro assim que a água voltar a borbulhar.  Arme o cronômetro para apitar com 2 minutos a menos do tempo necessário para a massa estar pronta (al dente).  Como ela ainda vai para a frigideira com o molho, não queremos que a massa passe do ponto.
2.       Enquanto a massa cozinha, numa frigideira grande, aqueça 2 colheres de sopa de azeite. Acrescente os dentes de alho picados (eu sempre tiro o germe do alho) e a pimenta calabresa. Doure levemente o alho e junte imediatamente o queijo cottage, o queijo parmesão e o ½ copo de agua (ou caldo de legumes). Mexa bem com uma espátula. Eu gosto de usar um blender para triturar bem os ‘caroços’ do cottage e tornar o creme mais liso. Se você não tiver um blender, triture o molho todo no liquidificador ou passe somente o cottage  no liquidificador.
3.       Em seguida junte o manjericão. Mexa mais um pouco. Nesse ponto a massa deve estar quase pronta. Quando o cronometro apitar, escorra a massa, guardando ½ a 1 copo de liquido de cozimento da massa na panela (isso é uma dica boa para se fazer todas as vezes). Junte a massa escorrida ao molho de cottage e misture bem (deixe o liquido de cozimento na panela). Verifique que as folhas de espinafre não estão grandes demais, e se for o caso, pique-as grosseiramente. Pode parecer muito espinafre mais ele vai minguar na panela. Adicione as folhas de espinafre na massa e mexa com cuidado um ou dois minutos até elas minguarem no molho.
4.       Quando o espinafre estiver todo incorporado à massa, cheque para ver se precisa de mais liquido. Se precisar, use um pouco ou toda, a agua do cozimento da massa que reservamos na panela.  Cheque o sal e a pimenta, salpique da salsinha picada e sirva imediatamente.
Fonte: Simplesmente Delicia