BOLO DE FUBÁ COM QUEIJO

Na tradicional Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro, não pode faltar o bolo de fubá com queijo. O segredo da receita são ingredientes como iogurte, canela e queijo Minas fresco. Anote:
INGREDIENTES:

500g de fubá
1,5 litro de leite
500g de açúcar refinado
2 paus de canela
1 pitada de sal
250g de queijo Minas fresco
100g de manteiga derretida
1 pote de iogurte natural (cerca de 150g)
6 ovos inteiros
1 colher de chá de fermento químico (em pó)
MODO DE PREPARO:
Peneire o fubá 3 vezes e misture-o com o leite frio, o açúcar, o sal e os paus de canela. Misture bem para dissolver todo o fubá. Leve ao fogo em uma panela de fundo grosso mexendo sempre até virar um angú. Use fogo baixo e cozinhe por cerca 30 minutos para o fubá ficar cozido.
Retire do fogo e bata numa batedeira em velocidade baixa até esfriar. Depois do angú frio, retire os paus de canela e junte os ovos um a um, batendo sempre a cada adição. Junte o iogurte, o queijo amassado com garfo, a manteiga e o fermento em pó.
Unte formas do tipo bolo inglês, ou daquelas com buracos no centro, com manteiga e polvilhe com fubá fininho (retirando qualquer excesso de fubá). Coloque a massa até um pouco acima da metade da altura da forma, asse em forno a 180°C por cerca de 45 minutos - ou até que um palito enfiado no centro do bolo saia limpo. Ele deve estar com uma crosta bem douradinha. Deixe esfriar um pouco para desenformar, polvilhe com açúcar de confeiteiro para decorar.
Sugestão: coloque metade da massa na forma, distribua pedacinhos de goiabada e cubra com o restante da massa. Assim, você tem outro bolo: o de fubá Romeu e Julieta.
Confeitaria Colombo
Rua Gonçalves Dias, 32. Centro – Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2505.1500