Pudim de Pão e Banana Caramelada

INGREDIENTES:

-500 gramas de pão tipo brioche
-100 gramas de manteiga sem sal
-½ copo de açúcar mascavo, bem apertado no copo
-¼ copo de mel
-6 bananas maduras (eu usei banana-maçã mas banana prata fica ótima também)
-6 ovos
-2 copos de leite
-4 colheres de sopa de manteiga derretida (ou 50 gramas)
-2 colheres de sopa de açúcar
-2 colheres de sobremesa de baunilha
-2 colheres de sobremesa de canela em pó
-2/3 copo de nozes picadas grosseiramente
-3 colheres de sopa de açúcar mascavo
-½ colher de sobremesa de canela em pó
 
MODO DE PREPARO: 

1. Unte de manteiga um pirex grande de 35 cm x 22 cm e reserve. Numa panelinha, ponha a manteiga, o açúcar mascavo (1/2 copo) e o mel. Leve ao fogo médio até ferver e o açúcar derreter. Retire do fogo e despeje esse caramelo no pirex untado, mexendo para que o caramelo cubra toda a superfície do pirex.
2. Fatie as bananas na diagonal em pedaços de 1 cm de espessura. Ponha as bananas fatiadas por cima do caramelo, cobrindo todo ele. Reserve.
3.Corte os pães em fatias de aproximadamente 1 cm de espessura. Cuidadosamente ponha as fatias lado a lado em cima das bananas. Faça 2 camadas de pão. Vai ficar bem rente a borda.
4. Numa vasilha, junte os ovos, o leite, a manteiga derretida, o açúcar, a baunilha, e a canela. Misture bem com um garfo ou um fouet. Agora bem delicadamente, entorne devagar por cima dos pães. O ideal é entornar um pouco e deixar absorver o creme antes de adicionar mais creme. Use todo o creme. Forre o pirex com papel alumínio e leve a geladeira por no mínimo 1 hora e até 12 horas.
5. Quando for assar o pudim de pão, pré-aqueça o forno a 180°C. Misture numa vasilha as nozes partidas, o açúcar mascavo e a canela. Salpique por cima de todo o pudim de pão e leve ao forno quando este estiver bem quente. É uma boa idéia por um tabuleiro de baixo do pirex pois algum caramelo é passível de espirrar! Asse por 45-55 minutos ou até umsa faca sair seca do pudim e ele estar bem dourado. Deixe repousar uns 10-15 minutos antes de partir.

Fonte: Simplesmente Delicia