Lasanha de bacalhau com farofa de biscoito e ervas

INGREDIENTES:

1 embalagem de lasanha sêmola (500g)
5 ovos cozidos picados
10 dentes de alho picados
Pimentão vermelho grande em cubinhos
5 colheres (sopa) de manteiga
2 litros de leite
10 tomates sem pele e sem sementes e picados
400g de mussarela em fatias
1kg de bacalhau
1 embalagem de cream cracker (200g)
12 colheres (sopa) de azeite
1 pimentão verde grande em cubinhos
100g de azeitonas pretas sem caroços e picadas
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 cebola picada
1 litro de polpa de tomate
Sal, pimenta-do-reino, noz moscada, alecrim, manjericão, salsa, orégano fresco e tomilho a gosto

MODO DE PREPARO:

Deixe na véspera 1 kg de bacalhau de molho na água na geladeira, troque a água pelo menos 4 vezes. No dia seguinte, ferva o bacalhau e faça lascas. Numa panela grande, aqueça 6 colheres (sopa) de azeite, refogue 6 dentes de alho, acrescente as lascas de bacalhau, 1 pimentão verde, 1 pimentão vermelho, 300g de azeitonas pretas, refogue bem e reserve.
Prepare o molho branco. Numa panela média, aqueça 5 colheres (sopa) de manteiga ou margarina e doure 5 colheres (sopa) de farinha de trigo. Junte 2 litros de leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e a noz moscada. Retire do fogo e reserve.
Prepare o molho de tomate. Numa panela média aqueça 4 colheres (sopa) de azeite, refogue 1 cebola e 2 dentes de alho, junte os 10 tomates, 1 litro de polpa de tomate e 2 xícaras (chá) de água. Deixe apurar, acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e o orégano. Retire do fogo e reserve.
Prepare a farofa de biscoitos com ervas. Coloque no processador o biscoito e bata até obter uma farofa. Numa frigideira média, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite , refogue 2 dentes de alho, junte a farofa de biscoito, as ervas picadas, mexa delicadamente e reserve.
Monte a lasanha num refratário grande e fundo. Divida o molho branco e o molho de tomate em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e as fatias de mussarela, o recheio de bacalhau e os ovos em 2. Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho branco, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, recheio de bacalhau, ovos cozidos, tiras de lasanha, molho branco, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, recheio de bacalhau, ovos cozidos, tiras de lasanha, molho branco e molho de tomate. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 40 minutos.
Retire o papel-alumínio, acomode por cima a farofa de biscoito com ervas e leve ao forno por mais 10 minutos. Retire do forno e espere 5 minutos antes de servir.

Dicas:

Para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500g de massa utilize no mínimo 3 ½ litros de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno.

Adria

Nenhum comentário: