Filé de peixe com batatas gratinadas

INGREDIENTES:
4 filés de peixe(a sua escolha) temperados com sal pimenta do reino e suco de limão; 250 g de camarões pequenos cozidos em água e sal ou caldo de camarão em tablete e meio copo de vinho branco e escorridos; molho branco;
4 batatas cozidas em água e sal inteiras e cortadas ao meio no sentido do comprimento; queijo catupiry.
salsa a gosto

MODO DE PREPARO:
Temperar os filés de peixe e deixar descansar por uns 15 min mais ou menos. Retirar do tempero, secar e passar na farinha de trigo. Retirar o excesso de farinha. Fritar os mesmos em frigideira com um pouco de margarina. Depois de fritos coloque num refratário e reserve. Colocar em cima de cada filé um pouco do camarão cozido. Cobrir os filés com molho branco um pouco mais grosso do que o normal.

Escavar cada metade das batatas para fazer uma barquinha misturar essa batata que retirou com catupiri e salsa picada rechear cada metade com esta pasta polvilhar com farinha de rosca e queijo ralado; colocar as metades da batata ao lado dos files no refratário levar para gratinar por uns 10 minutos.

Servir em seguida. Fazer um arroz com o caldo do cozimento dos camarões e juntar se quiser brócolis alho e óleo ao arroz.

Banana do céu

INGREDIENTES:
1 colher (sopa) de margarina;
5 bananas nanicas grandes cortadas ao meio;
2 ovos (gemas e claras separadas);
2 colheres (chá) de canela em pó;
5 1/2 colheres (sopa) de açúcar.

MODO DE PREPARO:
Aqueça a margarina numa frigideira. Frite as metades das bananas.
Coloque-as esparramadas num refratário pequeno. Reserve.
Misture as gemas com a canela e 1 1/2 colher (sopa) de açúcar, despejando sobre as bananas. Na batedeira, bata as claras em neve e junte ao açúcar restante aos poucos, até obter o ponto de suspiro. Cubra a banana com esse suspiro e leve ao forno baixo para dourar, por cerca de 10 minutos.

Lombo de Porco Recheado com Cenoura e Salsão (light)

INGREDIENTES:
1/2 kg de lombo de porco; 1 cenoura média . 130 g; 2 talos de salsão . 140 g; 2 colheres (sopa) de salsinha picada . 8 g; 1 colher (sopa) de azeite de oliva espanhol.10 g; 1 colher (sopa) de gengibre em pó .1 g; 1 colher (sopa) de maisena . 7 g; Sal a gosto.

MODO DE PREPARO:
Lave a cenoura, raspe a casca e lave novamente. Corte em tiras finas no sentido do comprimento (como se fosse diversos palitos finos). Reserve. Lave o salsão, elimine as folhas e raspe a parte mais dura do talo (eliminado os fios mais grossos). Pique os talos de salsão em palitos compridos. Reserve. Lave a salsinha, seque com toalha de papel e separe somente as folhas. Pique-as finamente, meça 2 colheres das de sopa e reserve. Abra o lombo em uma superfície lisa e distribua a cenoura e o salsão. Tempere com sal e polvilhe o gengibre em pó. Enrole a carne como um rocambole bem apertado e amarre-a com um barbante próprio para culinária. Reserve. Coloque o azeite de oliva em uma panela de pressão e leve ao fogo por 1 minuto. Arrume o lombo e frite por 5 minutos ou até dourar de maneira uniforme. Adicione 1 xícara (chá) de água e tampe a panela. Cozinhe por 20 minutos ou até a carne ficar macia. Retire do fogo, elimine a pressão da panela e abra-a.

Tire o lombo, elimine o cordão e corte em 8 fatias. Reserve. No molho da panela acrescente a maisena dissolvida em 4 colheres (sopa) de água (60 ml). Volte ao fogo e cozinhe, sem parar de mexer, por 2 minutos ou até obter um molho levemente encorpado. Acerte o sal e retire do fogo. Cubra o lombo com o molho e sirva.

Rendimento: 4 porções de 170g

Bolo de Fubá com Queijo

Receita enviada por Mara Milca Silva Nicolau
Bolo com boa apresentação, de superfície dourada e coloração amarelada. A textura é macia e o sabor é agradável, sendo bem pronunciado o queijo e o fubá


INGREDIENTES:
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva espanhol. 100 g; 3 ovos . 150 g; 1 xícara (chá) de leite 240 ml; 2 xícaras (chá) de queijo-de-minas curado ralado. 220 g; 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar . 270 g; 4 colheres (sopa) de manteiga . 48 g; 3 colheres (sopa) de farinha de trigo . 30 g; 1 xícara (chá) de fubá . 130 g; 1 colher (sopa) de fermento em pó . 10 g.

MODO DE PREPARO:
Preaqueça o forno em temperatura média(180ºC). Coloque no copo do liquidificador o azeite de oliva, os ovos, o leite e bata por 4 minutos.

Incorpore o açúcar, o queijo e 3 colheres (sopa) de manteiga. Bata por mais 4 minutos ou até obter um creme homogêneo. Transfira para uma tigela e reserve.
Peneire em uma tigela a farinha de trigo, o fubá e o fermento. Aos poucos, incorpore-os ao creme batido sem parar de mexer até obter uma massa homogênea.

Com o restante da manteiga, unte uma assadeira com furo no meio (capacidade para 2 litros) e polvilhe fubá. Despeje a massa e leve ao forno por 45 minutos ou até que, enfiando um palito este saia limpo. Retire do forno, desenforme ainda morno e sirva.

Rendimento: 20 fatias de 55g
.

Lagarto recheado com pimentão assado e mussarela

INGREDIENTES:
1 kilo lagarto;
2 colheres (sopa) de azeite de oliva;
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico;
2 dentes de alho, amassados;
½ xícara (57g) de mozarela fresca ralada ;
4 cebolinhas, fatiadas;
¼ xícara (57g) de pimentão vermelho, em tirinhas finas;
Sal e pimenta do reino moída na hora

MODO DE PREPARO:
Pré-aqueça o forno a 220ºC – você vai usar a grade central para assar a carne. Abra a carne como fosse um bifão. Coloque a carne entre dois pedaços de plástico e bata com um martelo até obter um “bifão” de aproximadamente 1,25cm de espessura.
Misture o azeite, vinagre balsâmico e alho numa tigela grande e coloque a carne na marinada por pelo menos 20 minutos (pode ser deixada de um dia para o outro) – mantenha na geladeira.

Retire o Bifão da marinada. Coloque-o numa tábua de carne e cubra com o queijo, a cebolinha e o pimentão, deixando 1,25cm de borda dos lados mais longos e 5cm na ponta mais estreita. Tempere com sal e pimenta. Começando pelo lado mais próximo a você, enrole firmemente a carne como se fosse um rocambole. Amarre bem com barbante e tempere novamente com sal e pimenta.

Coloque a carne numa assadeira pincelada com óleo, deixando a emenda virada para baixo. Leve ao forno por 35-40 minutos para que fique ao ponto (ou mais, dependendo do seu gosto e do tamanho do seu filé). Retire do forno, deixe descansar por 10 minutos e retire o barbante antes de fatiar.

Rendimento: 6 porções

Torta de Maracujá

INGREDIENTES:

6 ovos;
7 colheres de sopa de açúcar;
5 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada;
Creme:
1 embalagem de 200ml de leite de coco;
½ xícara de manteiga derretida;
½ xícara de suco de maracujá;
½ xícara de chá de água;
½ xícara de chá de leite;
5 colheres de sopa de amido de milho;
1 xícara de chá de açúcar;
1 embalagem de creme de leite fresco
Calda:
1 xícara de chá de polpa de maracujá com as sementes;
2 xícaras de chá de água;
1 xícara de chá de açúcar;
2 colheres de sopa de amido de milho;

MODO DE PREPARO:

Massa: Bata as claras em neve, misture as gemas e o açúcar, continue batendo, acrescente a farinha de trigo, batendo sempre. Coloque em uma forma desmontável untada e polvilhada, asse em forno moderado, espere esfriar e reserve.

Creme: Misture os ingredientes, menos o creme de leite. Cozinhe mexendo até engrossar. Deixe esfriar coberto com filme plástico encostado no creme para não criar película. Bata o creme de leite e misture com o creme de maracujá frio. Espalhe 1/3 do creme numa parte do bolo. Cubra com a outra e espalhe o creme. Coloque na geladeira enquanto prepara a calda.

Calda: Numa panela, misture o maracujá, 1 xícara de água, o açúcar e a amido de milho. Leve ao fogo até engrossar. Retire, junte o restante da água, misture e deixe esfriar. Despeje sobre o bolo. Devolva-o à geladeira e retire 15 minutos antes de servir.

Rendimento: 10 porções

Empadão de arroz e carne cozida

INGREDIENTES:

750g de carne de bovina cortada em cubos
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
5 colheres (sopa) de azeite
200 ml de vinho branco
1 folha de louro
sal e pimenta a gosto
500 g de arroz cozido em caldo de carne
100 g de ervilhas cozidas
l lata de milho verde
50 g de queijo ralado (ou de pão ralado)
1 colher (sopa) de salsa picada
azeite para untar.

MODO DE PREPARO:

Colocar a cebola, o alho e o azeite num tacho. Juntar os cubos de carne e o louro. Temperar com sal e pimenta. Regar com vinho branco e cobrir com uma tampa. Levar ao fogo baixo e cozinhar em por 1h30, ou até a carne ficar macia, mexendo de vez em quando. Juntar pequenas quantidades de água aos poucos. No final do cozimento, o molho deve apresentar-se espesso e não deve restar muito. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma assadeira com azeite. Escorrer a carne guisada, removendo a folha de louro e reservando o molho. Transferir a carne para a picadora e triturar. Juntar novamente a carne picada ao molho reservado e levar ao fogo até ficar bem quente, mexendo de vez em quando. Envolver as ervilhas cozidas, o milho e a salsa picada. Reservar. Coloque metade do arroz cozido no fundo da assadeira. Cobrir com o recheio de carne e terminar com o arroz restante. Polvilhar com o queijo ralado (ou o pão ralado) e levar ao forno por 20-25 minutos, a 180ºC.
Servir de imediato, com salada mista.

RENDIMENTO: 4 pessoas

Bolo de Fanta

INGREDIENTES:
3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de óleo
1 xícara de Fanta Laranja
1 colher de café de baunilha
1 colher de sopa de fermento
4 ovos
1 pitada de sal E raspas de casca de laranja (opcional)

Cobertura:
açúcar de em pó; Fanta Laranja; essência de laranja (opcional); granulado colorido

MODO DE PREPARO:
Pré-aqueça o forno à 180ºC. Misture bem todos os ingredientes e coloque a massa num tabuleiro grande untado. Asse por cerca de 45 minutos, mas antes de retirar do forno, faça o teste do palito bem no meio do bolo. Deixe esfriar por cerca de 10 minutos e cubra com a mistura bem encorpada de açúcar em pó, Fanta e essência de laranja. Polvilhe com granulado colorido. Deixe a cobertura secar para cortar em quadradinhos. Bom apetite!

Falso pudim de leite condensado

INGREDIENTES:

2 pães amanhecidos
1 litro leite
1 xícara e meia de açúcar
6 ovos
1 colherzinha de baunilha

MODO DE PREPARO:

Bate tudo no liquidificador, coloca na forma caramelada e assa em banho Maria por 1 h e 20 min mais ou menos. Desenforme frio.